Um dos maiores patrimônios que possuímos, a cachaça, é amada por muitos, independentemente da classe social. Trata-se definitivamente de uma verdadeira marca registrada do nosso povo.
É raro encontrar alguém que não tenha opinião formada sobre a cachaça. Quem nunca provou e sentiu aquele calorzinho típico não sabe o que está perdendo. Forte, a caninha é daquelas que quando você bebe dificilmente esquece.
Confira a seguir algumas curiosidades que tornam a cachaça uma bebida tão especial.
Tudo começou há cerca de 400 anos quando escravos começaram a usar o líquido extraído no processo de fabricação do açúcar para ganhar energia no decorrer do dia. Isso porque a sua rotina de trabalho era muito pesada e com a cachaça eles ganhavam um estímulo a mais para seguir trabalhando na medida do possível. Como o líquido tinha alto teor alcoólico, além da energia ele dava também aquela sensação que hoje todos nós já conhecemos. Começou assim e aos poucos, outras classes se renderam ao gosto da cachaça, fazendo com que ela ganhasse popularidade e sofisticação.
*2 Tipicamente brasileira
Aproximadamente 85 milhões de garrafas de cachaça são consumidas todos os anos no mundo. O detalhe é que 99% da cachaça produzida é consumida no Brasil, o que caracteriza essa bebida como tipicamente nacional. Entre os outros países que mais consomem o produto estão a Alemanha (um terço da cachaça exportada pelo Brasil é comprada pelos alemães), a Bolívia (que compra 10,1% da cachaça exportada), Paraguai (8,7%), Portugal (8,3%) e Estados Unidos (5,5%).
*3 O parente mais próximo é o rum
A cachaça e o rum são da mesma família! As duas bebidas são feitas da cana, ou seja, possuem o mesmo DNA. A diferença é que enquanto a cachaça é destilada a partir do caldo de cana fermentado, o rum, por sua vez, é destilado a partir o melaço da cana. Além disso, enquanto nossa cachaça tem origem nos primeiros engenhos de açúcar no Brasil, por volta de 1532, o rum surgiu no começo do século XVII nas colônias britânicas do Caribe, provavelmente em Barbados.
*4 Cheia de apelidos
A cachaça recebe uma série de outros nomes dependendo da região do país. Entre os mais curiosos estão: aguardente, cana, conhaque brasileiro, gasolina de garrafa, pinga, purinha, abençoada, água benta, água bruta, águas de setembro, baronesa, brasileira, danada, dona branca, espírito, esquenta por dentro, imaculada, entre outros.
*5 Parcerias na publicidade
Recentemente, o astro de filmes como Pulp Fiction e Grease, John Travolta, tornou-se parceiro da cachaça. Isso aconteceu quando ele estrelou uma campanha que divulgava nossa caninha como bebida tipicamente brasileira. Nela o ator aparecia fazendo coisas que nosso povo costuma fazer, como se a cachaça tivesse abrasileirado Travolta.
Além de Travolta, o famoso rapper americano Snopp Dogg também costuma divulgar nossa cachaça, assim como a série The Big Band Theory, onde a cachaça apareceu na cozinha do apartamento da personagem Penny, a partir de ações de uma marca.
*6 A caipirinha é uma bebida alcoólica de origem paulista. É uma das bebidas brasileiras mais conhecidas nacionalmente e internacionalmente. É feita com cachaça, limão-taiti não descascado (ou outro limão verde), açúcar e gelo.Bebida refrescante e tem que ser feita com cachaça.
*7 Existem diversas histórias que procuram explicar a origem do termo cachaça, sendo que algumas são um tanto divergentes. A mais comum é a de que cachaça era o nome dado à primeira espuma que subia à superfície do caldo de cana que estava sendo fervido (fornecida aos animais ou descartada). A segunda espuma era consumida pelos escravos, principalmente depois que fermentasse, e que depois também passou a ser denominada cachaça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário