Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de março de 2017

Semana Santa de São João del-Rei uma da mais belas e tradicionais.

A Semana Santa de São João del-Rei é uma das mais tradicionais no país, preservando cerimônias de quase três séculos, algumas são ainda mais antigas influenciadas pela religiosidade portuguesa do Século XVII (meados de 1600).  A expectativa é que a cidade receba durante a Semana Santa pelo menos 30 mil pessoas.
Os tapetes de rua são verdadeiras obras de arte, confeccionados para que as procissões passem pelos locais.

Nesse periodo temos as Feira de Artesanato do Senhor dos Montes (FERMONTES) e a Feira Mineira de Artesanato, que acontece entre os dias 2 e 5 de abril, na Avenida Presidente Tancredo Neves, de 10 às 22h.
Celebração do Descendimento da Cruz (sexta-feira santa)
Bairro Senhor dos Montes.
17 horas  Sermão e as 18:30 Procissão


As principais cerimônias da Semana Santa em São João del-Rei
- Domingo de Ramos
O início da Semana Santa é marcado com a Procissão de Ramos, onde os fiéis saem com ramos de palmeiras, relembrando a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém.
- Ofício de Trevas (quarta-feira santa)
Outro momento importante nas solenidades são-joanense é o Ofício de Trevas, uma tradição secular celebrada toda em latim, que acontece na quarta-feira santa, ela rememora a aproximação de Cristo das trevas e a sua agonia, ou seja, a aproximação de sua morte. 


- Lava Pés (quinta-feira santa)
A quinta-feira santa é o momento do Lava-Pés, relembra o ato em que Cristo lavou os pés dos seus discípulos, acontecimento marcante na última Ceia que também foi instituído a eucaristia e o sacerdócio.  Nesta mesma noite, no Jardim das Oliveiras, ele foi traído e preso.
- Descendimento da Cruz (sexta-feira santa)
O Descendimento da Cruz é um dos momentos cênicos mais ricos e tradicionais, no qual é retratado a descida de Jesus da Cruz, além do Canto da Verônica e o canto dos passinhos na procissão do enterro, todos em latim.


- Na Sexta-feira também é realizado a confecção dos lindos tapetes de rua no trajeto da procissão.
Lindas obras de artes a céu aberto para o publico prestigiar.



- Sábado de Aleluia
Neste dia é celebrada a Vigília Pascal, com a benção do Fogo Novo, a preparação do Círio Pascal e a renovação das promessas batismais. Neste dia a igreja retorna a entoar o Hino do Glória.
- Domingo de Páscoa 
O Domingo da Ressurreição encerra toda a liturgia, com a procissão do Santíssimo Sacramento. Neste dia é celebrada a vitória de Cristo sobre a morte e a sua ressurreição.
Confira a programação nos diversos lugares:
Programação da Catedral Basílica do Pilar:  http://issuu.com/massjdr/docs/programa_ss_2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário