Como beber cachaça?
Não existe uma única forma considerada “correta” para apreciar uma boa cachaça, mas podemos citar alguns fatores que contribuem para a apreciação do sabor da verdadeira cachaça.
1) O Copo
O cálice é uma alternativa mais elegante enquanto o copo mais curto confere um visual mais rústico a bebida.
2) A hora de beber
Muitas pessoas alegam que a cachaça é uma bebida muito forte e que “desce queimando”.
Para evitar este tipo de sensação, a cachaça deve ser degustada da forma correta.
Em primeiro lugar o copo de cachaça não deve ser bebido de uma vez. Um cálice ou copo deve ser o suficiente para três ou quatro goles.
Mas antes do gole é importante que o apreciador sinta o cheiro da cachaça, deixando que o olfato se acostume com o cheiro da cana e da madeira que são percebidos na bebida.
3) Durante o gole
Depois é hora de dar um gole! Para quem realmente quer apreciar o sabor desta bebida tão especial, é importante que deixe a bebida na boca por um tempo antes de engolir, pois a língua revela sabores diferentes durante a degustação.
Para evitar a sensação de queimação, é importante que seja observada a respiração: O degustador deve expirar todo o ar e antes de inspirar de novo engolir a cachaça.
Fonte: http://oandante.com.br/como-beber-cachaca/
Existe uma forma correta de beber cachaça?
Qual a melhor forma de apreciar todos os aromas e sabores que uma cachaça pode oferecer? É uma heresia colocar gelo? E a cachaça gelada? É válida ou é só modinha? Ache sua resposta!
Segundo a legislação, devemos medir a graduação alcoólica da cachaça utilizando um aparelho, semelhante a um termômetro, chamado alcoômetro, que nada mais é que um densímetro que indica a densidade da mistura de álcool e água de um determinado volume de cachaça. Como sabemos a densidade da água e a do álcool, fazendo uma conta simples (ou, mais fácil ainda, utilizando uma tabela), descobrimos a porcentagem de álcool presente na mistura. E essa medição deve ser feita a 20°C.
A partir desse dado poderíamos afirmar que a cachaça deve ser apreciada a uma temperatura de 20°C, correto? Não exatamente, pois existem diversos fatores mais subjetivos (sensoriais e de ambiente) que podem tornar a experiência mais prazerosa e não são considerados pela regra técnica.
Por exemplo: vivemos em uma país de clima tropical, que no verão pode atingir temperaturas escaldantes. Em um dia quente, de bastante calor, pode ser muito agradável apreciar uma cachaça bem gelada. E o motivo vai além do poder refrescante. Gelada, a cachaça fica menos volátil e libera menos vapores. Esses vapores carregam as moléculas responsáveis por sensibilizar nossos sentidos e nos fazer sentir as características de aroma e sabor da bebida. Enquanto a temperatura do copo vai subindo, a bebida vai liberando cada vez mais esses vapores. Assim, cada estágio vai nos permitindo novas sensações. Resumindo: a bebida evolui no copo.
E o inverso também é válido. Em um dia frio de inverno, uma cachaça pura a temperatura ambiente vai nos oferecer uma sensação de calor e aquecer nosso corpo e nossa alma.
E o gelo? Ah! O gelo. Polêmico, ele também pode ter seu papel. À medida que ele resfria a bebida, limita os já citados vapores alcoólicos, o que vai suavizando a sensação da bebida. Ao mesmo tempo, ele também vai diluindo a cachaça, o que permite que a sensação alcoólica seja menor e interfira menos nos aromas. Ou seja, pode nos permitir sentir sabores mais sutis que possivelmente ficariam mascarados pela potência do álcool.
Mas aqui vale um alerta. Não é qualquer cachaça que consegue segurar uma boa pedra de gelo. Cachaças com graduação alcoólica baixa – lembrem, a cachaça pode ter de 38% a 48% de álcool – podem ficar aguadas rapidamente conforme o gelo derreter. Por isso, se você quiser apreciar uma cachaça “on the rocks”, prefira uma com volume alcoólico superior a 41%.
Tirando isso, minha dica mais valiosa é: aprecie sua cachaça da maneira que lhe dê mais prazer. E, preferencialmente, em uma boa roda de amigos.
Mauricio Maia
Fonte: http://paladar.estadao.com.br/blogs/ocachacier/existe-uma-forma-correta-de-beber-cachaca/
Nenhum comentário:
Postar um comentário